top of page
  • Foto do escritorJéssica

Transtorno de Personalidade Narcisista


O termo "narcisismo" vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor, que, ao se ver refletido na água, apaixonou-se pela própria imagem refletida.

O conceito de egoísmo excessivo tem sido reconhecido ao longo da história. Na Grécia antiga, o conceito foi entendido como arrogância.

Quais são as características do transtorno de personalidade narcisista?

- Irritação e nervosismo quando contrariados;

- Senso exagerado de superioridade e importância;

- Crença de ser especial e único;

- Ausência de empatia.

Normalmente, narcisistas são arrogantes e não se constrangem em cometer atitudes esnobes e abusivas com pessoas que julgam não estar à altura de seu “altíssimo” padrão de inteligência, competência, valores, moral etc. Criticar, diminuir e acreditar que os outros são inferiores ajuda-os a reforçar e fortalecer a convicção que têm da própria superioridade.

Bem diferente da história mitológica de Narciso, indivíduos com transtorno de personalidade narcisista não têm um amor excessivo por si mesmos. Ao contrário, são pessoas com autoestima baixíssima, autoimagem distorcida, e emoções instáveis, além de um caráter duvidoso e brutal.

Tudo isso afeta diretamente sua vida profissional, social, afetiva e familiar. Em casos mais agressivos ocasiona ansiedade, depressão e consumo de álcool e drogas.

⚠Por isso é muito importante buscar ajuda profissional para um acompanhamento psicológico!!

✨O que achou do post? Vou gostar de saber!!


Psicóloga Jéssica Rodriguez - CRP 01/21148

Baseado no texto: https://blog.psicologiaviva.com.br/transtorno-de-personalidade-narcisista/

Comments


bottom of page