top of page
  • Foto do escritorJéssica

Sigilo na Psicoterapia


ASSUNTO SÉRIO!

Na relação que se estabelece entre o Psicoterapeuta e o paciente, o SIGILO É ESSENCIAL, justamente por possibilitar que o paciente converse sobre sua intimidade na certeza de ser RESPEITADO e protegido quanto à CONFIDENCIALIDADE!🔒

.

O Código de Ética Profissional do Psicólogo, apoiado nos valores da Declaração Universal dos DIREITOS HUMANOS, afirma que o psicólogo deve pautar suas ações com base em princípios fundamentais, como respeito e promoção da integridade, da liberdade e da igualdade do ser humano. Ainda segundo este documento, o psicólogo deve trabalhar:

📕Pautando-se na ética;

📘Garantindo uma relação adequada entre profissional, cliente e sociedade;

📗Tendo em vista a promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas e das coletividades;

📙Contribuindo para a eliminação de quaisquer formas de exploração, discriminação, negligência, opressão, violência e crueldade.


🤗Olha que bacana você poder contar com um profissional que te ajuda, não te julga e não passa suas informações a ninguém!!!


A dúvida que todo mundo tem: Existe alguma situação em que o psicólogo pode compartilhar informações sem o consentimento do paciente?

👉Em casos muito específicos, o psicólogo pode optar pela quebra de sigilo e compartilhar informações sem a concordância por escrito do paciente.

Exemplos:

*Quando há suspeita de risco à vida do paciente ou de terceiros.

*Quando há violência doméstica em curso, negligência ou abuso de incapazes.

*Quando o psicólogo recebe uma ordem judicial, por exemplo, se a saúde mental do paciente for questionada nos processos judiciais.


Ficou com alguma dúvida? Conte comigo! 🙋

www.psicologajessica.com


SIGA MEU INSTA @PSICOJESSICARODRIGUEZ e acompanhe as publicações. 🌻


Fonte do texto: Https://www.psicologoeterapia.com.br/psicoterapia/psicologo-sigilo-e-confidencialidade/

Comments


bottom of page