top of page
  • Foto do escritorJéssica

Quando uma pessoa é elogiada da forma correta


Quando ELOGIADO por seu ESFORÇO você tende a correr atrás de resoluções com muito mais facilidade do que se tivesse sido elogiado pelo RESULTADO da sua ação, já que se acontecer uma situação parecida, você lembraria do elogio no final e não durante o percurso, fazendo seu cérebro querer pular etapas e chegar logo no final, na recompensa! 🧠


Seja por medo de arriscar, seja por falta de vontade, uma pessoa talentosa e devidamente ELOGIADA pode se dar pior na vida do que alguém meramente ESFORÇADO.💪

.

👨‍💼👩‍💼Um grande EXEMPLO são os chefes, a maioria deposita uma expectativa enorme em cima dos funcionários. Muitas vezes usam os parabéns para impor um comportamento específico.

Esse é o “ELOGIO CONTROLADOR”, que funciona mais ou menos assim na prática:

🗣️“Bom trabalho. Gosto quando você apoia minhas ideias”.

"Nesse caso, o chefe está mandando um sinal bem claro: faça tudo do meu jeito e será reconhecido”, diz Willian Bull, consultor da Mercer, especializada em recursos humanos.

Assim, o elogio vira ORDEM. Também existe o caso em que o elogio deixa o funcionário sem qualquer diretriz.

.

“Numa empresa, o elogio vem quase sempre para os resultados, poucas vezes para o esforço individual”, diz Bull.

.

😎Na prática, vira aquele tapinha nas costas depois de um relatório. O chefe gostou dos números, mas nem se importou com o que sua equipe fez pra consegui-los. Sem saber que tipo de atitude devem ter dali para a frente, os funcionários ficam perdidos.

----

👉Por isso, um conselho: Quando ELOGIAR alguém, faça pelo PROCESSO e não pelo RESULTADO obtido! 👏


Até logo! 🙋

www.psicologajessica.com


Fonte do texto: https://super.abril.com.br/ciencia/o-problema-do-elogio/

Comments


bottom of page