"Oh, você não enxerga?
Você pertence a mim
Como o meu pobre coração sofre
Com cada passo que você dá" 🎶
Every Breath You Take - The Police
Será que DEIXAR os próprios objetivos para colocar a pessoa amada na frente, dar TUDO pela outra pessoa e, até mesmo, chegar ao ponto de pensar que a sua vida não é nada sem ela é a forma correta?
👉Essas ideias estão BEM LONGE de um relacionamento saudável, segundo o autor John Gottman, já que se baseiam na DEPENDÊNCIA, no CIÚME e na POSSESSIVIDADE.
Segundo o autor, um relacionamento amoroso SAUDÁVEL é construído sobre os seguintes pilares:
💛 O amor e a admiração
Partimos da base de que, sem amor, não há relacionamento. A paixão aparece e desaparece mas o amor e o carinho continuam, e a admiração é fundamental. Se não admiramos a outra pessoa, perdemos o interesse. É por isso que as relações superficiais costumam fracassar.
💙 O respeito
Não é necessário estar de acordo em tudo com alguém para respeitar essa pessoa, as suas ideias e as suas escolhas. Isso não significa que um casal não pode brigar ou discutir, mas sim que não deve perder o respeito pela outra pessoa, dialogando sempre.
💜 O diálogo
Para manter um relacionamento, é necessário falar sobre os problemas que vão surgindo na relação. A atitude é fundamental nessas conversas, a forma na qual se transmite a mensagem e a forma de recebê-la.
🖤 A confiança
A confiança melhora o conhecimento do outro, melhora o diálogo e oferece segurança. Se não existe confiança, é possível que surjam ciúmes, medos e distanciamento.
🧡 A liberdade e a independência
Os membros do casal são livres e devem sentir-se livres. Possuem liberdade para escolher estar em um relacionamento e tomar suas próprias decisões. Devemos conservar o nosso próprio espaço, nossos objetivos, nossos sonhos e nossas opiniões.
Como está seu relacionamento?
🌻Se precisar de ajuda conte comigo.
www.psicologajessica.com
Fonte do texto: https://br.psicologia-online.com/como-ter-um-relacionamento-saudavel-298.html
Comments