top of page

Como controlar o ciúme


O CIÚME SE CARACTERIZA por uma inquietação mental, quem o sente, tende a imaginar que perdeu importância para a pessoa amada, se sentindo ameaçado. 🌧


Como evitar o CIÚME? ☔


1- Trabalhe sua AUTOESTIMA – Tenha confiança em si, saiba o seu valor. Quando não se confia em si, existe uma grande dificuldade em confiar nos outros e perceber que os outros o valorizam.

Procure identificar esta insegurança e mudá-la (eu posso te ajudar neste processo).


2- Evite procurar nas redes sociais – As informações advindas das redes sociais são ambíguas, podendo trazer diversas interpretações. Quanto mais você procura, mais você pode interpretar de forma equivocada, trazendo complicações para o seu relacionamento.


3- Evite o sentimento de posse – Quando pensamos em posse, logo vem na cabeça um objeto e não uma pessoa, não é? A pessoa amada deve ser conquistada todo dia e ter a vontade de permanecer, por isso a questão da posse não é bem-vinda em relacionamentos! Ame seu parceiro, tenha atitudes de carinho, tolerância, união e cumplicidade, faça com que o outro queira estar com você!


4- Descubra o porquê e da onde vem o seu ciúme – Identifique quando você fica mais enciumad@, quais as atitudes do seu amor que mais te incomodam, qual o ponto em comum das pessoas em que você desconfia e quais as situações claras que te trazem insegurança? Essas perguntas podem esclarecer o porquê do ciúme, trazendo mais facilidade na mudança.


5- Examine os fatos – O ciúme traz situações em que muitas vezes são frutos da imaginação, por isso quando você perceber que está distorcendo a situação ou exagerando nos fatos, converse com quem você confia, verifique se existem evidências para aquele pensamento de desconfiança.

Exemplo: Quando seu parceiro agradece uma lojista por uma compra com um sorriso, isso já pode te causar ciúmes, entenda as evidências desta desconfiança se são verdadeiras ou não.


6- Converse com o seu parceiro – Um bom diálogo faz toda a diferença! Não há mal em parecer “vulnerável”, principalmente quando quem você ama pode te ajudar a se sentir melhor, criando ainda um laço mais estreito na relação.


Se você precisa de AJUDA para controlar seu ciúme, conte comigo! 🙋

Comments


bottom of page